
A história de três leões que tiveram as suas vidas privadas da liberdade e marcadas pelos maus-tratos desde o nascimento, finalmente terá um final feliz. Amanhã, dia 1º de setembro, as leoas Sarita, de 9 anos, a filhote Carol, de 4, e o macho Chimarrão, de 9 anos, serão recebidos no Santuário do Projeto GAP (Grupo de Apoio ao Primatas) em Sorocaba, interior de SP.
Os leões pertenciam ao Circo Rostok, que atualmente se apresenta na cidade de Alfredo Chaves, no Espírito Santo. A denúncia de que os animais estavam em péssimas condições de higiene e apresentavam sinais de maus-tratos chegou até a superintendência do IBAMA pelas ONGs e protetores dos animais do estado, entre elas a AMAES (Associação Amigos dos Animais do Espírito Santo), afiliada à WSPA.
Desde 2005, o órgão vem tentando negociar com a proprietária do circo, Maria da Penha Costa Bastos,a doação dos leões para um local onde eles pudessem receber o tratamento adequado. Sem ter mais condições de manter os animais, o circo Rostok decidiu entregá-los aos cuidados do Projeto GAP.
O resgate

© IBAMA ES
Hoje, pela manhã, um comboio de carros formado pela polícia ambiental e militar, fiscais do IBAMA e representantes de ONGs protetoras foi acompanhado por emissoras de televisão locais e nacionais.
Os leões deixaram o circo Rostok, no Espirito Santo, e seguem agora para os recintos do santuário do Projeto GAP, afiliado à WSPA, em Sorocaba, SP. Lá eles vão encontrar profissionais capacitados dispostos a tratá-los com todo respeito e iniciar uma nova vida, sem sofrimento.
0 comentários:
Postar um comentário