
São Paulo promove hoje mutirão de esclarecimento e sugere emprego da embalagem de pano como alternativa para os consumidores
Hoje, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) promove na capital e no interior Estado mutirão de conscientização sobre o problema causado pelo uso de sacolas plásticas. Esta opção de embalagem é comum no comércio e supermercados, porém aumenta o volume do lixo coletado nas cidades e diminui a vida útil dos aterros sanitários.
A SMA estima em 66 milhões o número de sacolas usadas a cada ano no Estado. Traz como resultado a necessidade permanente dos 645 municípios paulistas ampliarem os aterros e deixarem de investir em educação e saúde. Das 12 mil toneladas de lixo geradas diariamente na capital, mil são de plásticos.
Esse produto aumenta em até 20% o volume do lixo, embora sua massa corresponda a apenas 4% dos resíduos. Outros inconvenientes são o fato de a sacola ser impermeável e demorar até 300 anos para se decompor – e emitir gases ao longo desse processo.
Descartada no ambiente, por ser maleável e leve, o saco plástico contribui também para entupir bueiros e facilitar enchentes nas cidades. Nas áreas verdes, rios e mares é comum encontrar animais mortos por asfixia e ingestão das embalagens.
Mutirão ambiental
Hoje, durante a campanha, a secretaria realiza atividades lúdicas e distribui folhetos para conscientizar a população e conter o problema. Na capital, o evento ocorre nas imediações dos shoppings Eldorado, Center Norte, Iguatemi e em frente ao Teatro Municipal, com a participação de grupos teatrais.
No interior, o mutirão está sendo realizado em mais de cem municípios. A atividade de educação ambiental é feita em parceria com as prefeituras, ONGs e escolas. Nos parques e espaços públicos estão sendo ministradas oficinas com temas ligados à reciclagem de materiais – tecido, papel, papelão, vidros e garrafas PET.
A sugestão para o consumidor é levar sua própria sacola de pano para carregar as compras no comércio. Dispensar a embalagem plástica na compra de pequenos itens omo remédio, livro e miudezas.
o mundo são consumidos 500 bilhões de sacolas por ano. A utilização da embalagem plástica em larga escala cresceu na segunda metade do século passado e em especial na década de 70, quando substituiu o saco de papel.
Os brasileiros jogam fora, todos os meses, um bilhão de sacolinhas. Em média, são 66 unidades por ano para cada consumidor. Entretanto, o uso do plástico substituiu com vantagem econômica e ambiental outras matérias-primas, como a madeira, por exemplo. Integra, atualmente, grande volume de produtos (móveis, utensílios domésticos, peças de automóveis e equipamentos médicos).
Fonte: Portal do governo de são paulo.
0 comentários:
Postar um comentário