Segundo a agência de notícias Associated Press, pelo menos 20 militantes morreram e 11 foram presos. Já a agência France Press noticia a morte de cinco insurgentes. O comandante das forças afegãs na região, Mohammad Zazai, classificou a resistência de "leve", informando que não havia registros de mortos ou feridos entre os soldados das forças internacionais.
A ofensiva começou com um grande número de helicópteros levando marines para a cidade durante a madrugada. Tropas britânicas seguiram para a parte norte do distrito de Nad Ali, que fica nas imediações, acompanhadas por tanques e unidades de combate.
A operação batizada de Mushtarak (que significa "juntos") é a maior desde o começo da guerra no país, em 2001, e o grande teste da nova estratégia da Otan focada na proteção de civis. A ofensiva é também a primeira desde que o presidente Barack Obama ordenou o envio de mais 30 mil soldados americanos ao país.
Americanos mortos
A Otan confirmou a morte de três membros do serviço americano no sul do Afeganistão neste sábado (13), mas negou que as mortes tenham relação com a ofensiva em Marjah. Segundo a organização, os americanos morreram após um bombardeio.
0 comentários:
Postar um comentário