“Existem dois mercados de picapes médias: um abaixo de R$ 100 mil, para pequenos empresários, e outro acima de R$ 100 mil, geralmente voltado para uso particular”, afirma Mário Furtado, gerente de Marketing e Produto da Nissan do Brasil. “Atualmente, nas picapes médias o índice de pessoas que utilizam o carro para passeio é maior do que para o trabalho, ao contrário das picapes pequenas que têm mais veículos para uso comercial do que particular.”
Com a mudança de perfil, mudam também as versões mais vendidas. Os modelos topo de linha representam geralmente o maior mix de vendas e saem de fábrica com cabine dupla, transmissão automática, ar-condicionado digital, airbag duplo, freios ABS, bancos revestidos em couro e sistema de som.
A versão mais vendida da Nissan Frontier em 2009 ainda foi a XE, picape de entrada, com 33,2% do total. A topo de linha, LE, fechou o ano em segundo lugar, com 29,7% das vendas. Já no caso da Hilux, líder do segmento, a versão mais comercializada é a SRV, mais cara, que parte de R$ 119.630, com cabine dupla, tração 4X4 e motor a diesel.
“Esse novo consumidor, morador de grandes cidades, opta por um veículo forte e imponente para encarar o trânsito e as condições das vias urbanas, mas não dispensa o conforto de um carro de passeio, já que está sujeito a congestionamentos e também utiliza seu veículo para passear com a família aos finais de semana”, afirma Julio Vitti, chefe do Departamento de Planejamento de Veículos Comerciais da Toyota.
Antes de lançar o veículo por aqui, a Volks estudou as vendas das concorrentes e definiu comercializar primeiramente no país a versão topo de linha, com um recheado pacote tecnológico - que inclui sistema de som e de regulagem do ar-condicionado com tela touch-screen -, mas sem o câmbio automático.
“Avaliamos qual era a base deste mercado e resolvemos por estratégia começar as vendas da melhor versão da Amarok e depois vamos oferecer outras configurações para atingir todos os públicos deste segmento”, afirma Eduardo Marchetti, especialista em marketing de produto de comerciais leves da Volkswagen.
0 comentários:
Postar um comentário