terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Serão necessários 3 anos para remover escombros, diz presidente do Haiti

Pelo menos três anos serão necessários para limpar todo o escombro provocado pelo devastador terremoto de magnitude 7 que sacudiu a capital do Haiti no dia 12 de janeiro, disse o presidente do país, Rene Preval, admitindo que ele mesmo está com medo de dormir sob concreto no caso de outro tremor atingir a região. Em entrevista para a agência de notícias Associated Press na segunda-feira, ele disse que o processo de reconstrução é difícil e provavelmente resultará em menos pessoas morando na capital, Porto Príncipe.


"Serão necessários mil caminhões retirando entulho por mil dias, o que dá três anos. E até retirarmos tudo não podemos construir", disse o presidente. Segundo ele, até que planos alternativos de moradia sejam completados, a habilidade do governo para regular a reconstrução ficará limitada.

Perguntado sobre as reclamações da população de que a corrupção interferiu a ajuda internacional, ele respondeu: "é possível que tenham ocorrido irregularidades. No entanto, devo apontar que o governo não é o administrador direto da maioria da assistência humanitária."


Mais de 200 mil pessoas morreram na tragédia. O palácio presidencial e a casa do presidente ficaram destruídos, assim como a maioria dos prédios governamentais e da sede da força da ONU no país. Desde então, o presidente tem ficado na casa de amigos até que uma estrutura "leve, à prova de terremotos" possa ser construída no lugar de sua casa.

"Assim como você, eu estou nervoso por estar embaixo de um concreto", disse na entrevista. Apesar da procura desesperada por um abrigo, muitas casas estão abandonadas pelo medo de um novo terremoto - e ainda há risco de desmoronamentos. Pelo menos 54 réplicas atingiram o local nos dias seguintes ao tremor principal.



0 comentários:

Postar um comentário

Template - Dicas para Blogs